sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Sapatos & sapatinhos

Ontem, a primeira teve consulta de rotina de Podologia. Como tem 'pé raso', está a utilizar suportes plantares (palmilhas) para ajudar a corrigir o arco do pé.

Se na consulta de Junho do ano passado não tinha havido retrocesso, mas também ainda não tinha havido avanço, nesta consulta a podologista constatou que já se notam melhorias nos pés. O arco está mais definido. Nova consulta só lá para Setembro, altura em que deveremos fazer novas palmilhas. As actuais (e iniciais - desde há cerca de ano e meio) ainda estão adaptadas, apesar do pé ter aumentado alguns números.

Aproveitei para colocar algumas dúvidas sobre sapatos para o segundo. Parece que não há 'marcas recomendadas'. A ideia-chave é que um bom sapato, para crianças dos 9 meses aos dois anos (desde que tentam iniciar a marcha até que finalizam o seu aperfeiçoamento), deve ter um bom contraforte (na zona do calcanhar). O contraforte evita que o pé se 'incline' para fora ou para dentro, o que é a 'falha' dela. Os sapatos da Chicco são muito bons pelo contraforte que possuem, mas a palmilha anatómica que trazem não é adequada. É universal, não é feita de acordo com a anatomia de cada criança. O sapato não deve ter correcção, deve ser 'liso' por dentro. Qualquer correcção que seja necessário fazer, tem de ser efectuada 'à medida'. Também não devo comprar sapatos da Chicco que têm um tacão que se prolonga formando um bico.

O segundo parece ter o arco do pé bem formado, mas, e mais uma vez, só por volta dos dois anos é que se pode fazer uma avaliação correcta.

A praia é excelente e a primeira deve (voltar a) ir pelos menos 15 dias com os colegas do colégio. Não cheguei a falar do ballet que ela frequenta desde Outubro do ano passado, mas a podologista já tinha confirmado que é também uma actividade muito útil para ajudar à definição do arco plantar.

3 comentários:

Sónia e MI disse...

:)) este post lembrou-me a minha infância, quando fui também a uma consulta para saber quais as melhores botas a usar ^:D

CLS disse...

Informação muito útil, obrigada! :)
Gostei do novo look!
Beijocas.

S.A. disse...

Pois eu tb vou ter q ir com os meus. Mas a pediatra deu o contacto dum ortopedista.. apesar de ter falado em palminhas dessas, pq eles têm os 2 os pés rasos...

hum.. tenho q ver isso!