terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Hiperreactividades e hiper-hipocondríaces

Consulta dos 18 meses. Está grande e pesado: 86 cm e 12,380 kg. Aliás, até subiu nos percentis, principalmente no do comprimento, está mesmo alto.

Continua com hiperreactividade brônquica (basicamente tosse esporádica, nunca notei que tivesse pieira ou falta de ar), secreções nasais e ouvidos congestionados. Está tudo ligado, e o comprimido diário Singulair e o Zyrtec não estáo a ser suficientes. Por isso, vai fazer inalações de Brisovent com a câmara expansora, duas pressurizações de manhã e à noite; e spray nasal Pulmicort. Diz o pediatra que, actuando nos brônquios e no nariz, os ouvidos também melhorarão. E continua a dizer que por volta dos 2-3 anos, com a maturação do sistema imunitário, isto irá passar.

Não preciso de comprar a câmara expansora, porque já tinha comprado para a mais velha. Apesar da hiperreactividade brônquica dela ter sido mais 'forte', usou poucas vezes essa medicação, foi praticamente em SOS. Começou a usar poucos meses antes de fazer dois anos e deixou de usar pouco depois dos dois anos. A 'coisa' simplesmente desapareceu quase de um dia para o outro.

O pediatra diz para fazer esta medicação até ao fim de Março. Aconselha vivamente nesta altura devido às condições climatéricas. Neste período, quando notar que ele anda melhor, posso utilizar a câmara apenas à noite, quando andar pior faço duas vezes ao dia. Depois de Março, posso começar a deixar de colocar o Pulmicort e vejo como reage. Se no espaço de um mês vir que não é necessário, posso suspender totalmente. E com a câmara é mais ou menos o mesmo. Se vir que anda bem, posso utilizá-la só quando andar menos bem. O Singulair, esse é para manter diariamente. O Lantigen B, reforço imunitário, não é para fazer pois já fez no Outono. O Zentel, anti-'bichas', tomou hoje (duas vezes ao ano).

Quanto à ida para o colégio, diz que o melhor é não ir, só se tiver que ser. Como a opinião dos médicos parece ser unânime em evitar que vá para o colégio durante o Inverno, só deverá mesmo ir na Primavera. O pediatra diz para ir vendo como é que o clima evolui. Se o bom tempo chegar mais cedo, a ida para o colégio também poderá ser mais cedo.

Em relação a operações, diz que é sempre uma hipótese, mas que não lhe parece que seja o caso. Repetiu que se a hiperreactividade da mais velha passou por volta dos dois anos, o mais natural é que aconteça o mesmo com o mais novo. Diz que já enviou miúdos com apenas um ano para operação (aos ouvidos) mas que são casos gravíssimos.

Depois de estar a falar com o M., o pediatra concluiu que não está a ouvir bem, até porque os ouvidos, principalmente o esquerdo, estão congestionados. É o tal problema da hiperreactividade e da inflamação das mucosas. O congestionalmento pode ser maior ou menor consoante as alturas e eu acho mesmo que o nascimento dos dentes é uma cruz enorme, porque associo nascimento de dentes a ranho no nariz e a dedos a coçar ouvidos. Ainda hoje, (e falei nisso ao médico) estavam umas pintas de sangue na cama do M., por causa de um canino que está a romper (confirmado pelo pediatra).

Qualquer das formas, na próxima semana temos consulta com o segundo otorrino a que fui. Vamos repetir o timpanograma (que na altura deu normal) e ver o que ele diz. Na consulta anterior, disse-me para não me preocupar. Também disse que passam por ele casos muito graves, que nada têm a ver com estas situações, são casos mesmo complicados. [Estão a ver a cena de mãe hipocondríaca que fui fazer, não? Mas prefiro 'passar a vida' nos médicos para ter algum acompanhamento do que não ter vigiância e depois dizer 'ai se eu soubesse!'. Até avisei o pediatra que voltava lá em Abril para ver como estará o mais novo, a medicação e tal, ao que ele deu a entender que não é necessário mas eu disse que ia lá na mesma. Agora, pensando melhor, acho que vou deixar a hipocondríace um bocadinho de lado e poupar uns trocos - gasto-os na medicação - e se tiver dúvidas falo com ele por telefone em vez de marcar uma consulta só para blá blá blá. :P ]

4 comentários:

csr disse...

estou solidária contigo. conheço quase todos os nomes de medicamentos que escreveste e pelo que passas. no caso do meu a coisa é mesmo má... falta de ar e a probabilidade de ser operado aos ouvidos na próxima primavera. espero que o tratamento resulte.
bjs grande.

Miragem disse...

Tadinho do menino...
Espero que isso tudo passe rápido!!

Beijos nossos

Mãe da Tiz disse...

Este tempo não traz mesmo nada de bom... aliado ao nascer dos dentes... é o que se vê!
Espero que recupere rapidinho!!!

beijos***

susana disse...

Este tempo é mm propicio e espero sinceramente k td isso passe rapidamente.


jokitas