sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

É Carnaval, Papai e mamãe

Há poucos meses, resolvi que já era mais do que altura para o M. chamar 'papá' e 'mamã'. Ele já dizia as palavras, mas não no sentido de nos chamar, dizia mais para ele do que para nós. Até que, falando com a educadora, disse-me que o M. chamava por uma das auxiliares da sala. O M. gosta muito dela e, como ambos são muito 'dados', passam a vida aos beijos, abraços e rebolanços. :) Chama-se Cristina e a educadora disse que o M. a chamava com uma palavra que não sabia bem descrever mas que tinha três sílabas e que era parecida com Cristina.

Ora, perante isto, pus-me a pensar que talvez o M. estivesse a ficar mais predisposto para chamar pelos nomes das pessoas. Certo dia, quando estávamos a trocar-lhe a fralda, o pai foi embora e, claro, o M. começou a stressar, a apontar e a refilar, mas nada de dizer 'papá'. Disse ao meu marido para só se virar quando o chamassem 'papá'. Chamei 'papá, papá' e o meu marido virou-se. Repetiu-se a cena e depois insisti com o M. para que fosse ele a chamar 'papá'. Ele fê-lo uma vez e desde aí nunca mais parou. Poucos dias depois, e eu já chateada porque era só 'papá' para aqui e para acolá, resolvemos fazer o mesmo mas para 'mamã'. Resultou e nunca mais parou. Mais tarde, foi a vez de 'avô' e 'avó', pronunciados com 'b', e de 'mana' (nana).

Há pouco tempo, o M. surpreendeu-nos ao chamar 'pai'. O meu marido lá disse que não era a primeira vez que ele dizia uma palavra qualquer e depois não voltava a repetir, mas eu insisti que ele andava a repetir a palavra várias vezes e era a referir-se a ele. Não o convenci. Nisto, e também ao trocar a fralda, o meu marido sai, fecha a porta, e o M. chama 'pai'. O pai volta e o M. torna a chamar várias vezes 'pai'. Mais tarde, e sem insistência nossa, começa a chamar 'mãe'. E sempre muito feliz ao dizer 'pai' e 'mãe', deve achar piada às palavras novas.

Ultimamente, inovou e fez uma espécie de miscelânea, pelo que somos, agora, 'papai' e 'mamãe', à brasileiro mesmo. Deve ter andado a treinar para o Carnaval. :P Hoje, lá foi para a festinha de Carnaval do colégio, apesar de ter sido uma noite péssima com ele sempre a tossir e a vomitar alguma expectoração (devo confessar que fico 'feliz' com estes vómitos úteis em que praticamente não sai comida mas sai a viscosidade :S).


[CSR, p.f. manda-me um mail ou um convite para o teu blog, uma vez que não tenho o teu contacto.]

9 comentários:

Carla Isabel disse...

imagino a tua felicidade ao ouvi-lo!

Um beijinho grande!

susana disse...

Imagino cm te deves ter sentido e feliz por ouvi-lo :)
Cm vês aos pokos td irá correr p melhor....

jokitas

1gota disse...

:) Ele chega lá. Deve ser muito gratificante assistires à evolução dele.

beijinho grande.

Luz de Estrelas disse...

Até me vieram as lágrimas aos olhos! Uma alegria! Diz à CSR que tb quero convite, que ela fugiu e nem avisou! Deixei-lhe lá um recado no blog, mas ela não deve ter lido.

Anónimo disse...

Simplesmente :-)

AAP

csr disse...

eu quero muito enviar-te um mail, mesmo antes de deixar o comentário andei à procura do endereço e não encontrei, diz-me qual é por favor.
obrigada

Mamã Etc e Tal disse...

Estrelinha: Fiquei e fico muito contente, mas não consigo sossegar, não ando na tranquila. Não sei se posso/deva relaxar, percebes?

CSR: Pensava que estava no meu perfil, mas parece que não... :S
É filhos.etc[arroba]gmail.com.

csr disse...

obrigada!

Tita disse...

Encheste-me o coração mulher!!
Que bom!!
Um xi grande em vós do tamanho do mundo