terça-feira, 10 de março de 2009

Regresso

O mais novo voltou para o colégio. Esta é já a quarta semana desde o regresso. Resolvemos aproveitar o tempo mais quente e seco que se começou a fazer sentir, e a opinião do otorrino de que está a melhorar, para antecipar a (re)ida para o colégio.

Ele já estava farto de estar em casa e pegava várias vezes na mochila do colégio para com ela se dirigir à porta de casa. A mana, essa, ficou radiante por voltar a ter companhia.

Como diz o otorrino (este não é grande adepto de se privar as crianças do colégio por causa de otites e afins), em casa ele também fica doente (verdade!) e se não apanhar as doenças agora, vai apanhá-las mais tarde... E a comprovar isto, que se saiba nenhum menino da sala do mais novo e nenhum menino da sala da mais velha tiveram amigdalite herpética (aftosa), mas os meus tiveram. A mais velha arranjou isso não sei bem onde e passou ao mais novo após um fim-de-semana. Por isso, na semana passada o mais novo ficou em casa (mais uma vez, já estava fartinho...). Tinha febre abaixo dos 38º, uma data de aftas e menos apetite, mas foi recuperando. A mais velha só se queixava com dores de garganta, não chegando a fazer febre nem a faltar ao colégio. Ambos foram à consulta e andaram a Brufen. Segundo o pediatra, apareceram-lhe muitos casos destes naquela altura, mas, pelos vistos, no colégio deles não houve grandes manifestações do vírus.

7 comentários:

Luz de Estrelas disse...

Tens a certeza que foi a herpética? Só afecta 1% das crianças e é cauisado pelo próprio do vírus do herpes, no primeiro contacto. O Bi já teve. Foi muito mais horroroso do que aquilo que descreves. O miúdo parecia que se estava todo a desfazer, as gengivas sangravam... Um horror.

Miragem disse...

E se ele próprio se farta de estar em casa é porque gosta do colégio, certo??

Beijos nossos

Unknown disse...

Se ele gosta da escola é bom sinal o pior seria o contrário....
Mto tempo em casa tb cansa e ele gosta de brincar com os seus amigunhos é a coisa mais natural.

jokitas

Catarina Mendes disse...

Porcaria dos virus é o que é.

Beijinhos e as melhoras

Flor de Leite disse...

Foi um vírus da família do herpes (pelos vistos o herpes tem uma família danada ;) ). Dão o nome de herpético a tudo o que seja aftas e bolhas.

Deves estar a falar da estomatite herpética/aftosa. A M. já teve e também foi horroroso. Passou ao pai e tudo. Pelo que o pediatra já foi dizendo, acho que nem sempre o vírus causa estomatite, pode ser algo mais leve. E pode sempre reincidir, mas com menos gravidade. Já é a segunda vez que o M. faz uma faringite herpética e foi sempre algo muito leve comparando com a estomatite. Segundo o pediatra, a vantagem é que fica imunizado contra a versão mais grave que chega a durar 2-3 semanas.

(Aquando da estomatite, a M. também sangrou das gengivas, mas o pai não - ele foi mais desde a garganta ao estômago).

Mãe das Marias disse...

E que corra tudo bem agora ;) A Tiz tb teve a dita estomatite afetosa, mas uma versão muito soft...

beijos***

Tita Dom disse...

:S Tadinho.
Boa recuperação.
Bjs grandes