segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tem

andado bem, muito activo e cheio de apetite. Come pão, arroz e massa até não poder mais, e já o nota mais roliço. Não sei se anda assim por estar a compensar o período em que esteve doente, se é da medicação, se é simplesmente do crescimento ou se é tudo junto...

Está a tomar umas gotas de manhã e à noite para evitar a formação de secreções (até acabar o frasco) - diz o pediatra que, apesar se não ter alergias, as gotas, se tomadas durante um longo período de tempo, ajudam nestas situações. Também está a tomar um comprimido para as vias respiratórias, uma caixa de 28 comprimidos, 1 por dia.

De hoje a oito, tem consulta na clínica com um otorrino que trabalha no Hospital Maria Pia, para ser reavaliado. E eu espero que o otorrino não entre em stresses desnecessários e entupa o miúdo com medicação (corticóides e coisas assim). É que eu acho que isto se deveu tudo a ter decorrido uma semana desde que começou com febre até ao dia em que começou a tomar antibiótico (primeiro é esperar dois/três dias, depois é ir ao médico e esperar mais dois/três dias e vai não vai a coisa toma uma dimensão muito maior), e o pediatra também concorda que foi tempo a mais.

No ano passado, o meu marido também esperou uma data de tempo até tomar antibiótico ('é só gripe', 'é esperar que passe', diziam), depois tomou duas ou três vezes antibiótico e voltava sempre a ficar doente, pelo que acabou por passar só com injecções.

O pediatra diz que o mais novo tem propensão para otites; apanhando uma constipação forte, faz otite. Mas o que é certo é que só teve uma otite (aos sete meses), que passou rapidamente com antibiótico. Esteve constipado e com viroses depois disso e os ouvidos estiveram sempre bem. Esta otite, aposto, só demorou a passar porque andámos a esperar não sei quantos dias para fazer uma reavaliação quando, de certo, os ouvidos já não estavam bem.

O pediatra diz que ele deve ficar em casa pelo menos durante o Inverno, já não diz até aos dois anos, mas pelo menos durante esta estação. Eu concordo: já se sabe que entrar para o colégio é sinónimo de apanhar doenças, então entrar no início do ano lectivo (como aconteceu com ele), pior ainda porque coincide com o início das viroses em força, não é? Quero deixar passar um tempo largo até voltar para o colégio, para ver se tão cedo não toma antibiótico (já chegou!). As vacinas dos 15 meses vão ser tomadas aos 16 ou 17 meses, sem problema algum, segundo o pediatra. Ele precisa, agora, é de ficar em forma. Vou esperar pela reavaliação do otorrino para depois pensar nas vacinas.

6 comentários:

Mamã Pirata disse...

Pois é ,connosco foi igual o menino andava doente e os medicos a dizer "espere 3 dias...espere...espere"e quando vamos a ver o nosso filho já emagreceu imenso .

...ando desacreditada na classe medica,tanto que neste momento ando atrás dum bom Pediatra,mandei o nosso á fava...

Espero que o teu menino fique bom depressa.Bjs p vcs.

Rita disse...

o meuque sempre foi mais que saudavel teve aos 2 anos 3 otites seguidas.

Era antibiotico atras de antibiotico,ate que fui ao otorrino.

Uma otite cerosa muito comum e que aos 3 anos passa.

os antibioticos só acalmavam ,não matavam porque é é no timpano.não é viral!


assim esta a fazer todos os dias biopental e fez uma vacina agora vamos la dia 18 fazer timpanograma p ver se está tudo normal.

Mãe das Marias disse...

Qual é a medicação que o teu menino toma? Quer me parecer que a Tiz está a ter outra recaída, vamos ao médico hoje...
Ainda bem que podes tê-lo em casa, vais ver que recuperará depressa ;)

beijos***

Mãe das Marias disse...

As vacinas dos 15 meses também já foram adiadas 2 vezes, e cheira-me que vão ser adiadas novamente.. :(

beijos***

Luz de Estrelas disse...

Eu não percebo nada. Ele está a tomar o Zyrtec ou o Neostil? É que há quem diga que isso é que causa otites pq espessa as secreções e elas n conseguem libertar-se, acumulando-se nos canais. O Bi tb andou duas vezes seguidas à rasca dos ouvidos, até estou com medo. Deixei de lhe dar neostil e agora é só nebulizar e nebulizar.

Flor de Leite disse...

Luz: Está a tomar o Xyzal (gotas). O pediatra disse que o Zyrtec não servia. A otite começou antes de tomar esse medicamento. Não tomou qualquer anti-histamínico nem anti-alérgico antes da otite (aliás, nunca tinha tomado mesmo). O pediatra diz que, apesar dele não ter alergias, o Xyzal ajuda nestas situações se for tomado durante um longo período de tempo (está a tomar o frasco todo). Amanhã vai ao otorrino e vou-lhe falar nisso.

Beijocas