sexta-feira, 14 de novembro de 2008

É claro que a minha cabeça se põe a pensar

E, claro, agora ponho-me a pensar que a mais velha pode ter problemas de audição e eu não ter dado conta disso. Porque há quem só descubra quando vão para a escola. Ela nunca teve uma otite, pelo menos que se tivesse manifestado. Os ouvidos estavam sempre bem, não me lembro de se ter constipado uma única vez e amigdalites também foram raras (tinha era alguns problemas brônquicos).

Se quer a música mais alto no carro porque 'está muita baixa, não consigo ouvir bem' ou se põe o televidor como som mais alto quando está na salinha a brincar, começo logo a pensar que pode não ouvir bem e eu não sei.

Começou a falar tarde, mas acho que foi por preguiça. Sempre falou muito, mas à maneira dela, e notava-se que percebia tudo o que lhe dizíamos. E agora que começou a aprender Inglês (eu já lhe ia ensinando umas coisas), até comentei que tem uma pronúncia impecável atendendo à idade (quem dera a muitos adultos falar Inglês como ela LOL).

[Não devia seria recomendável que os miúdos fossem ao otorrino e ao oftalmologista aos três anos - altura de ingresso no jardim de infância - e não apenas aquando da entrada na escola básica?]

3 comentários:

csr disse...

o meu mais velho fez o rastreio oftalmológico por volta dos dois anos, mais coisa menos coisa, teve uma infacção no olho esquerdo e aproveitamos e fizemos logo, visto ele cooperar. não tinha nada mas marcamos nova avaliação para os três anos visto eu ter miopia desde os nove anos e o pai ter estigmatismo. em relação aos ouvidos ninguém nos mandou vigiar, mas o nosso otorino é muito zeloso e fez um rasteio a quando da primeira otite (dois dias depois de ter feito os dois anos), estava tudo ok e voltamos aos três.
se for detectado mais cedo é mais facil a correcção, como no meu caso, comecei por usar óclos fundo de garrafa e agora está estavel, tenho uma correcção minina e só uso óculos para conduzir, ler e estar no pc.
a cruz vermelha anda a fazer rasteios nos infantários, já passou pelo dos meus filhos.
bjs

a mamã Paula disse...

Eu acho que os exames, caso tenhamos dúvidas devem ser feitos na altura que enterder-mos e assim esclarecer todas as nossas dúvidas.
A Madalena tamb´´em anda a ser acompanhada devido às otites constantes.

Bjs
Paula

Cristina disse...

A Leonor é igual. Fala muito alto, a televisão aumentou de volume. Também fico com dúvidas...

Cristina