segunda-feira, 16 de junho de 2008

A doença do mais novo

passou rapidamente. Como o pediatra deles estava a fazer urgências na clínica no sábado, dia 7, aproveitámos e fomos lá para tirar teimas. Dia e hora de pouco movimento, fomos atendidos mal chegámos. O pequeno estava bem disposto e sem febre.

O pediatra disse que deve ter sido um vírus que começou por atacar a garganta (que estava ligeiramente inflamada) e que passou para o aparelho digestivo. Receitou umas gotas (BioGaia) para regularizar a flora intestinal e cujo fraco pode ser mantido no frigorífico para quando for novamente necessário (ainda bem, que aquilo custa os olhos da cara e até tem IVA a 21%).

Foi uma coisa leve, que durou cerca de dois dias. A febre não passou de febrícula, rondando os 37,5 ºC. Dois vómitos e pouca diarreia. Escusado será dizer que depois de ter ido ao médico, nunca mais fez febre e ficou logo 'fino'. Só o levei ao médico porque nesta idade é difícil espreitar para a garganta e tinha algum receio que ele estivesse a chocar mais alguma coisa.

Felizmente ele raramente tem estado doente e, quando adoece, são coisas leves. Fruto talvez de ainda não andar no colégio e de ainda mamar. Acho que vai apanhando estes bichinhos e fazendo imunização através da irmã (ou através do lamber do calçado :S).

A última vez que esteve doente foi no final de Abril, aos quase dez meses. Segundo o pediatra, teve uma faringite herpética/aftosa. Também só tinha febrícula e parecia que lhe custava a engolir os alimentos, principalmente o leite. Foi tudo muito leve e rápido, mas, mesmo assim, e como íamos ausentar-nos nessa altura (também ajudar ter seguro), achei melhor levá-lo ao pediatra para, claro, lhe espreitar a garganta. E lá estavam as aftas. Pelos vistos, é uma daquela doenças que servem para imunizar e não se repete. O médico ainda disse que as aftas podiam alastrar e causar uma estomatite aftosa (doença que a mais velha já teve e passou ao papá, nada bonita por sinal, pois a pessoa poucos sintomas tem a não ser não conseguir comer nadica por causa das aftas, as quais podem ir desde a boca ao estômago e demora semanas a curar por completo), mas, como suspeitávamos, isso não aconteceu. Aliás, depois de ir ao médico, passou-lhe tudo! Qualquer das formas, ainda bem que o levei, porque assim fico a saber ao certo o que teve. Eu devo estar bem imunizada em relação a estomatite porque não a apanhei das duas vezes, e parece que é bastante contagiosa.

2 comentários:

Mamã Pirata disse...

Ainda bem que vcs estão bem,o meu ontem teve febre sem razao aparente,estou em modo de observaç
ão.----A ideia das aftas aterroriza-me.

Bjs e tudo de bom.

Miragem disse...

Que bom que já passou!!

Beijos nossos